segunda-feira, 20 de julho de 2009

Kyrie Eleison - Ato Penitencial

O Kyrie ou Ato Penitencial é um dos cânticos que fazem parte do chamado Ordinário ou partes fixas da Missa. Ele é uma aclamação a Cristo-Senhor: um reconhecimento da sua bondade e misericórdia e, ao mesmo tempo, da nossa fraqueza e limitação.


É um canto suplicante que expressa o pedido de perdão da comunidade orante. É também um canto de confiança emque Deus acolhe os pecadores humilhados.



A expressão grega "Kyrie Eleison" é uma das mais antigas da liturgia cristã, usada tanto no Oriente, quanto no Ocidente. Neste último, mesmo quando a língua litúrgica oficial passou a ser o Latim e não o grego, manteve-se a expresão Kyrie eleison como no original. Este termo é muito rico em significado. Em português ele é traduzido por "Senhor, tende piedade de nós". Porém, a melhor tradução seria simplesmente: "Senhor, Piedade". Ou seja o foco está no Senhor que é Piedade e não no pecado ou na miséria do fiel. Portanto, na liturgia o Ato penitencial não é um momento para o moralismo, mas para exaltar a Bondade de Deus, que nos ama apesar dos nossos pecados. Em italiano, conservou-se a tradução mais próxima ao original grego. Nessa língua se diz: "Signore Pietà" (Senhor, Piedade).




Apresento neste post um vídeo com a bela canção da Com. Católica Shalom, que corresponde perfeimente aoo espírito litúrgico pedido pela Igreja neste momento do Ato penitencial.

A música tem uma letra muito profunda, baseada nas invocações propostas pelo Missal Romano, e uma harmonia que ajuda a rezar suplicando a perdão de Deus e, ao mesmo tempo, um tom de aclamação e reconhecimento do Kyrios (O Senhor), que é Piedade.





Como a ovelha perdida, pelo pecado ferida,
eu te suplico perdão, ó Bom Pastor.
Kyrie eleison! (3x)
Como o ladrão perdoado, encontro o paraíso a teu lado,
lembra-te de mim pecador por tua cruz.
Christe eleison! (3x)
Como a pecadora caida, derramo aos teus pés minha vida,
vê as lágrimas do meu coração e salva-me.
Kyrie eleison! (3x)

Faça do download desta música clicando no link abaixo:

Cifra - Kyrie Eleison

Jesus, eu confio em Vós!!!
Ronaldo Vicente
07/2009

32 comentários:

  1. Oi, Ronaldo.
    Tenho acompanhado seu blog, que está muito bom.
    Com relação ao Ato Penitencial, queria sugerir apenas duas dicas:

    1)A letra do Kyrie eleison, da Comunidade Shalom tem um pequeno descuido teológico. Veja bem: quando a comunidade reunida em assembléia reconhece o Senhor como Kyrios, ela é tratada no plural, no caso "nós". É desse jeito que se encontra nas fórmulas do Ato Penitencial, no Missal Romano, com exceção da fórmula: "Confesso a Deus...". Quando as invocações são relacionadas ao modo próprio e mais específico do Ato Penitencial, que é o Kyrie, recomenda-se que as invocações sejam tratadas na primeira pessoa do plural (nós), o que subtende-se que seja toda a asembléia que se coloca diante do Kyrios, suplicando sua misericórdia.

    2) O texto não quer fazer uma referência pessoal àquela situação em que os pecadores que se encontraram com Cristo fizeram. Todas as referências são ao Senhor e não ao pecador, por exemplo: "Senhor, que prometestes o paraíso ao bom ladrão, tende piedade de nós!", ou: "Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça, tende piedade de nós!". Desta forma, enfatiza-se mais ainda a nossa relação com o Kyrios.
    Neste caso, a bonita letra da Comunidade Shalom desdiz aquilo que você disse no comentário acima: "Ou seja o foco está no Senhor que é Piedade e não no pecado ou na miséria do fiel. Portanto, na liturgia o Ato penitencial não é um momento para o moralismo, mas para exaltar a Bondade de Deus, que nos ama apesar dos nossos pecados".

    Bem, é isso, apenas para te ajudar na reflexão.
    Grande abraço.
    Euri

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ronaldo! Graça e paz!
    Apresento-me. Sou Fr. Telles Ramon (da Ordem de Nossa Senhora das Mercês - "mercedários"), vivo em São Paulo e estou no terceiro ano de teologia assim como tu. Também estou acompanhando o teu blog e te parabenizo pela tua rica e frutuosa idéia. É por este caminho mesmo que se tem que ir, utilizar de meios para facilitar uma boa formação litúrgico-musical.
    Vendo os teus vídeos eu também destaco um pequeno probleminha quanto ao "Ato Penitencial". Tu apresentaste uma boa abordagem acerta do rito do ato penitencial, mas quando foi demonstrar de modo prático o rito cantado, como disse o Eurivaldo (Euri) acima, está contradizendo tudo.
    Muito acima de se ressaltar a grande culpa do pecador e toda a situação que levou ele àquele estado, o momento do Ato Penitencial tem seu carater de ressaltar, cantar, trazer presente, se colocar diante da Misericórdia de Deus que se expressa no Kyrios.
    Outro fator importantíssimo e que tu comentaste é que o Ato Penitencial faz parte dos Ritos Iniciais que estão para dispor toda assembléia "Corpo Místico de Cristo" e introduzí-la no Mistério. Assim os ritos iniciais ressaltam o caracter comunitário de toda a celebração. Isto está presente no canto de abertura, na saudação inicial, na aclamação da assembléia (bendito seja Deus que nos reuniu...), nas palavras introdutórias ao rito penitencial, (excerto no confiteor... mas que no fundo tem seu caracter comunitário), na oração conclusiva do rito penitencial(Deus tenha compaixão de nós...) etc... por isso não tem fundamento se colocar diante do Mistério falando dos pecados pessoais e ainda pedindo um perdão pessoal e moralista "olha minha culpa, meu coração, tem piedade de mim... etc e tal"...
    Por mais que o letrista ou o compositor da música acima tenha se inspirado no Missal Romano (nas fórmulas), foi esquecido o caracter invocativo ao Mistério e o caracter comunitário.
    Acredito que o momento de olhar para si, seus pecados, suas inconstâncias e falta de fidelidade ao Mistério de Deus seja próprio da celebração da reconciliação ("confissão") e não no ato penitencial da Missa como está apresentado pela letra do canto.
    Sempre quando dou formação para os músicos, cantores, equipes de liturgia sempre destaco que a fonte de inspiração para os cantos, principalmente para as partes fixas da celebração, devem ser os livros dos Rituais (Missal Romano etc...), mas sem mudar seu sentido e sua proposta. Aí está a riqueza e a contribuição dos compositores, ou seja, se aproximar do Rito na sua simplicidade e colocar o dom da arte seja da música, seja da poesia (sem mudar o sentido) para enriquecer ainda mais o Rito, a Liturgia.
    O carater da Misericórdia presente no ato penitencial, como li num livro que gosto muito, de um liturgista alemão Theodor Schnitzler "Missa - mensagem de vida". Paulinas, 1980... que apresenta a tradição do Kyrie eleison da missa vinda de uma cultura pagã do culto às divindades da religião da antiga Roma em que o imperador era considerado uma divindade e a saudação dos soldados e da corte romana ao imperador quando este passava pela pátio do império era: "Kyrie eleison"... um tipo de grito de "hurra" ao imperador.. demonstrando uma admiração, respeito, um grito em meio ao júbilo.

    Assim este costume entrou na liturgia cristã e conservou seu caracter de ressaltar a Misericórdia de Deus. Desse modo,não se trata de ser uma expressão, um canto para fazer lamentação de pecados e nem ser uma expressão de mera homenagem qualquer, mas simplesmente e grandemente uma forma de se colocar diante do MIstério da Misericórdia de Deus na pessoa do Kyrios.

    Não sei se ajudei na reflexão, se atrapalhei, mas minha intenção foi ajudar. Estamos no mesmo caminho, temos um objetivo em comum: ajudar as comunidades a melhor celebrar, viver o Mistério...
    Então... é isso aí...
    fica na paz de Deus...
    Fr Ramon, O. de M.

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo, paz e bem! Gostaria de saber se vc poderia me mandar por e-mail o cd cantar a liturgia,achei muito bonito o glória e ja vou cantar semana que vem no coral santa cecília.
    O meu e-mail é rodrigoliturgia1@hotmail.com

    ficarei muito agradecido, se possivel, mande as letras....

    as músicas podem ser no modo zipado on rar.

    Abraços
    Parabéns pelo seu site, prezo muito pelos cantos liturgicos em minha paróquia, e vc está sendo o canal para levar conhecimento àqueles que não sabem ou tem dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. Meus irmãos! Depois de analizar os comentários fiquei confuso, devo ou não, cantar essa música na missa!

    ResponderExcluir
  5. Paz e Bem!
    Bom eu vejo da seguinte forma, tudo isso é lindo e louvável, mas vocês esquecem que muita gente não tem preparo liturgico para resolver certas questões. Seria bom que deixassem mais claro se devemos ou cantar determinados cantos e não deixar para a gente decidir.
    E seria bom se vocês formadores comunicassem (se ainda não o fizeram) os compositores dos cantos para que eles possam se formar também.

    Mas de qualquer forma está sendo de muita valia os repasses de formação.

    ResponderExcluir
  6. Ola, gostaria se pudessem me enviar o Cd partes fixas da missa... nao consigo encontrar em lugar algum... desde ja agradeço...
    anedina_ribeiro@msn.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Ronaldo muito prazer em te conhecer.
    Que a Paz de Cristo esteja sempre em nossos corações.
    Esta música maravilhosa é tocada na missa da Paróquia que frequento e sempre que a ouço me debulho em lágrimas.
    Sou uma dona de casa feliz com uma família linda e harmoniosa e sempre escuto músicas lindas enquanto trabalho com minhas costuras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Paz e bençãos a todos. Não sou teólogo e nem sacerdote,mas sou cristão e tento viver a cada dia o meu cristianismo prático. Sou músico nascido dentro da pároqui em que congrego(Paróquia Nossa Senhora Aparecida), e penso que muitas dessas colocações são vaidades e podem não estar de acordo com a vontade de Jesus Cristo,pois o que importa é a experiência de amor que cada um pode fazer com ele durante o canto, independente se uma ou outra palavrinha está errada, ou fora da ortografia. Eu digo porque vejo a fé de muitos se esfriando quando chega alguém e diz: Isso não está certo, isso não pode, etc. Não seria mais fácil dizer: "Que tal fazer-mos diferente hoje. penso que é uma forma de corrigirmos sem condenar quem errou.

    ResponderExcluir
  9. como faço para conseguir o cd Kirie eleison

    ResponderExcluir
  10. A letra dessa música é linda! A melodia é deliciosa! Mesmo que tenha algum item que seja teologicamente não muito certo, o povo não tem a menor idéia disso. O que importa, é o sentimento que essa música linda evoca nas pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ronaldo, Gostei do seu blog e já o estou seguindo. Seja um seguidor do meu tb. Os assuntos são diferentes mas em sua essência, se convergem...

    Acesse e siga-me: http://misterbrunos.blogspot.com/
    http://eventosexpressabrasilia.blogspot.com/

    Abração. Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  12. MUITO LINDA ESSA MUSICA VOU TOCAR E CANTAR MUITO ESSA NUSICA. ABRAÇO REZE PARA MIM TODOS VOCES PORQUE FAZ UM MEZ QUE ESTOU SEPARADO DA MINHA ESPOSA, ESTOU SOFRENDO MUITO, ESPERO VOLTAR COM ELA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

    FRANCISCO DE ASSIS SANTOS (CAMPOS DO JORDÃO)

    ResponderExcluir
  13. A musica da Schalom é muita bonita, mais o canto de perdão- o proprio ato penitencial e melhor para nosso povo

    ResponderExcluir
  14. olá, boa noite a todos. Essa musica é maravilhosa, eu adoro qdo cantam na minha Igreja.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite Ronaldo,

    Parabéns pelo trabalho, este Ato Penitencial é maravilhoso, retrata o clamor do coração dos filhos de Deus, e atende ao ESSENCIAL e a FINALIDADE da liturgia, que é o encontro do POVO (filhos de Deus) com o DEUS de AMOR. Canterei, e repassarei aos meus irmãos de ministério para que cantem também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. É triste ver alguns comentários que evocam a beleza e o "sentimento" que a música evoca em detrimento do sentido litúrgico-teológico. Sentimento é diferente de fé.
    A igreja está sendo abandonada por pessoas que ainda não entenderam isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente! Muitos de nós, estamos confundindo fé com sentimento, são coisas distintas! Com este tipo de atitude, não percebemos que estamos diminuindo a ação da graça de Deus na vida da comunidade, sejamos vigilantes irmãos...

      Excluir
  17. Muito linda essa música. A paz do Senhor. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Essa música é linda! Foi cantada numa missa da qual participei agora. Eu me emocionei bastante. Hoje é o Domingo do Bom Pastor.

    AbraçãoO!

    Pedro Antônio

    ResponderExcluir
  19. Essa música é linda, certamente tem favorecido o encontro da comunidade com a misericórdia de Deus.
    Li os comentários acima. Ficam algumas perguntas?
    1)Quem na Igreja realmente tem esses conhecimentos todos???
    2)Por que o povo católico vive na ignorância sobre a doutrina da própria igreja e muitos leigos não tem nem noção das partes da missa?
    3)Se essas coisas realmente, são tão importantes na salvação das almas ( que é papel da igreja ) porque então, nossos amados sacerdotes que estudam tanto, não se dedicam a iluminar as pobres mentes sem conhecimento?
    As vezes os nossos amados sacerdotes agem como certas mães que deixam os filhos cair pra depois dizer: Você está errado, não era por ai, não deveria ter feito assim, etc e tal...
    4)O correto não seria orientar para evitar os erros e não apontar os erros para evidenciar a ignorancia?
    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Paz e bem
    trabalho com liturgia e canto na minha comunidade e sinto na pele o quanto é difícil( mas não impossível) cantar A liturgia...

    ResponderExcluir
  21. Aprendi em vários encontros de canto litúrgico, que as invocações no ato penitencial são: Senhor, tende piedade de nós! Cristo, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós! Esta melodia realmente arrepia, porém não nos remete à misericórdia de Deus e sim ao pecador penitente, por isso, resolvi não colocá-la como Ato Penitencial. Pode ser cantada em outro momento, por exemplo diante do sacrário, em uma meditação ou reflexão, até mesmo em grupo.
    Forte abraço em Cristo!

    ResponderExcluir
  22. Adorei esse Blog e quem quiser visitar o meu clica aí: http://wwwpensamentosdedenize.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá amigos!
    A questão não é bem essa, no qual, colocamos o ato penitencial na primeira pessoa do singular (EU).
    Sobre essa questão, não há tamanho problema. "... eu te suplico perdão...", não é um eu simplismente, é um eu enquanto Igreja ali reunida. Uma só igreja e sum ´so coração que pede perdão. Pois somos um unico corpo! mesmo na diversidade de membros.

    O canto penitencial não pode ter subjetivismos que mesclam com psicologismo. Não pode haver sentimentalismos que envolve a psiqué do celebrante.

    Abraços!

    Wallison

    ResponderExcluir
  24. Saudações, sou regente de um coral em minha paróquia e conheço bem estas situações de cantos que são bonitos e cantos não tão bonitos, mas qual o certo? rsrs...
    O canto citado poderia ser entoado muito bem numa celebração á Misericórdia, numa procissão penitencial no tempo quaresmal, mas na santa missa ela se torna inadequada, não basta ser bela, ela deve antes conter a oração da Igreja, a oração da comunidade que exprime: Senhor, piedade...Não há confissão de pecados neste momento e nem absolvição, mas há sim uma exaltação ao Senhor misericordioso! Prestemos atenção que nas fórmulas já conhecidas, há um "entre vírgulas" que expressam o que quero dizer.Exemplo: Senhor, que vieste salvar os corações arrependidos, tende piedade nós! Notaram? Entre as vírgulas está a fórmula que a Igreja reza como comunidade, não há necessidade de exemplificar pecados, situações, mas enaltecer Aquele que é maior que todo pecado!
    Abraços musicais

    ResponderExcluir
  25. caros,


    quantos de nós fiéis devotos tem realmenta acesso ao ensino teológico? Se o povo erra ao cantar não houve a intençao de pecar, digamos assim alterando o rito, então penso que estamos sob a Misericórdia! O importante é clamarmos e sermos fiéis a Jesus dirimindo dúvidas nas nossas paróquias dentro do possível. Que nossos Sacerdotes, filhos prediletos de Maria, orientem os fieis e aos Ministérios de ´música, mas deixando nosso coração ser abrasados pelo Amor da Santíssima Trindade! Precisamos unir o sentido litúrgico-teológico em obediência e como é ,pois a Igreja não sai inventando coisas , ao sentimento que nos chame a participar com alegria chegando assim a FÉ.... Quem sentiu-se abrasado pelo Espírito Santo através do Ministério de música, de Sacerdotes acolhedores, depois ao enfrentar seus desertos, que SEMPRE CHEFGAM, conseguiu caminhar pela Fé,falo como quem viveu isto na Renovação Carismática! A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

    ResponderExcluir
  26. Não é necessário que todos tenhamos conhecimento teológico. Mas é obrigação do músico/artista que procure se informar para colocar a sua arte, verdadeiramente, a serviço da Igreja e não fazer aquilo que é mais cômodo, mais comovente, mais tocante ou mais comercial.

    Vejam, muito do que cremos hoje, desde coisas simples como o fato de que Jesus é Deus feito homem, até questões mais complexas, são fruto de profundas discussões teológicas entre pessoas muito preparadas e ungidas pelo Espírito Santo para nos "traduzir" a fé de maneira confiável.

    É esse um dos grandes diferenciais da Igreja Católica para as Protestantes, por exemplo, onde cada Pastor normalmente formula a sua própria doutrina da sua própria cabeça de acordo com aquilo que o "Deus" lhe inspira, segundo eles.

    Não podemos cair nesse mesmo erro como músicos/artistas/compositores. Eu também acho a canção em questão linda e tocante, mas se ela distorce de alguma forma o sentido do momento do ato penitencial e o desvia daquilo que a Igreja deseja para os fiéis, gente, pelo amor de Deus! Louvemos e agradeçamos a Deus a esses irmãos que se dedicam a nos instruir. Não estão condenando o autor e nem dizendo que a música não presta, estão apenas orientando.

    Por que não, então, a partir dessa orientação, compormos novos atos penitenciais mais litúrgicos e igualmente tocantes e emocionantes e com uma bela melodia/harmonia. Não será para isso o talento que Deus nos concede? Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  27. Carissima Maira gostei muito dos seus apontamentos e concordo com eles. Mas acho a melodia dessa canção muito bonita e harmoniosa e sua construção levános realmente ao clima de perdão e reflexão. Por tanto pensei numa letra e gostaria de pedir permissão para usá-la dessa forma aos nossos irmãos q a compuseram ok?? Muito Obrigado! Segue abaixo ..não é tão poética mas penso estar mais de acordo com a teologia.

    Como ovelhas perdidas, somos pecadores, Senhor!
    Tendes compaixão de nós Oh Bom Pastor!
    Kyrie ...
    Como ao bom ladrão prometestes dá-nos o Paraiso ao Teu lado
    Pela vossa cruz e dor, salva-nos Senhor!
    Christe...
    Somos pecadores prostrados, a vossa misericórdia pedimos.
    E nos conduza a vida plena e eterna, ó Senhor
    Kyrie ...

    ResponderExcluir
  28. Concordo com Euri, que além de músico da CNBB é membro da Rede Celebra e especialista em Liturgia.

    Não é porque é bonitinho ou me gera um sentimentalismo que eu vou usar isso ou aquilo.

    Temos que ser mais maduros na liturgia.

    A paz.

    Flávio Dantas
    Rede Celebra/RJ

    ResponderExcluir
  29. O Euri, o Telles e a Maira, se colocaram muito bem. Os músicos/artistas católicos e toda a Igreja deve se aprofundar na doutrina católica para melhor participarmos da Celebração Eucarística. A música do Shalom é belíssima, porém a liturgia recomenda que no Ato penitencial cante-se somente as partes do Kyrie eleison! (3x)
    Christe eleison! (3x)
    Kyrie eleison! (3x)
    Simples assim!

    ResponderExcluir
  30. Olá. Parabéns pela iniciativa. Mas gostaria de colocar em voga uma questão sobre essa música. Tive uma formação com Pe. Salla, que é assessor de música litúrgica da CNBB, e ele nos disse que essa música não seria litúrgica pois ela começa descrevendo um comportamento nosso (no caso o pecado). Assim para ser mais fiel à fórmula, ideal seria começar falando da piedade divina e não do nosso pecado. Veja bem: Senhor Piedade! é uma ação de súplica da piedade e não primeiramente me colocando como pecador, a valorização aqui é da infinita misericórdia de Deus e não do pecado. Bom, mesmo assim, gostaria de ouvir sua opinião. Grato, salve Maria!

    ResponderExcluir