segunda-feira, 1 de março de 2010

Os Salmos na Liturgia da Palavra da Missa

Apresento a seguir os textos da introdução Geral do Elenco de Leituras da Missa (Lecionário) sobre o Salmo responsorial na Liturgia da Palavra da Missa.


“O salmo responsorial, chamado também gradual, dado que é uma parte integrante da liturgia da palavra, tem grande importância litúrgica e pastoral. Por isso, é preciso instruir constantemente os fiéis sobre o modo de escutar a palavra de Deus que nos é transmitida pelos salmos, e sobre o modo de converter estes salmos em oração da Igreja. Isso ‘se realizará mais facilmente quando se promover com diligência, entre o clero, um conhecimento mais profundo dos salmos, segundo o sentido com que se cantam na sagrada liturgia, e quando se fizer que participem disso todos os fiéis com uma catequese oportuna’.

Também podem ajudar algumas breves admoestações, na quais se indique o porquê daquele salmo determinado e da resposta, em sua relação com as leituras. O salmo reponsorial preferencialmente deve ser cantado. Há duas formas de cantar o salmo depois da primeira leitura: a forma responsorial e a forma direta. Na forma responsorial, que se deve preferir enquanto for possível, o salmista ou o cantor do salmo canta as estrofes do salmo, e toda a assembléia participa cantando a resposta. Na forma direta, o salmo é cantado sem que a assembléia intercale a resposta, e o cantam, ou o salmista ou o cantor do salmo sozinho, e a assembléia escuta, ou então os salmistas e os fiéis juntos.

O canto do salmo ou da resposta contribuem muito para compreender o sentido espiritual do salmo e para meditá-lo profundamente. Em cada cultura deve-se utilizar tudo aquilo que possa favorecer o canto da Assembléia, e especialmente as faculdades previstas no Elenco de Leituras da Missa, referentes às respostas para cada tempo litúrgico.

O salmo que segue a leitura, se não for cantado, deve ser recitado da maneira mais adequada para a meditação da palavra de Deus. O salmo responsorial é cantado ou recitado por um salmista ou por um cantor, estando no ambão” (n.19-22).

“Cabe ao salmista, ou cantor do salmo, cantar de forma responsorial ou direta o salmo ou outro cântico bíblico, o gradual e o ‘Aleluia’, ou outro cântico interlecional. Ele mesmo pode iniciar o ‘Aleluia’ e o versículo, se parecer conveniente. Para exercer esta função de salmista, é muito conveniente que em cada comunidade eclesial haja leigos dotados da arte de salmodiar e de uma boa pronúncia e dicção.” (n.56)


Ó Senhor, ouví a voz do meu apelo (Salmo 26)




Letra e Cifras do Salmo 26 :clique aqui

Ronaldo Vicente

03/2010