quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cânticos para a Vigília Pascal




A Vigília Pascal é a mais importante celebração do Ano Litúrgico. Ela é considerada a "Mãe de todas as noites". Nela celebramos a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado, através da sua ressurreição, que constitui o centro da nossa fé cristã: "Se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria a nossa fé", nos assegura São Paulo.
A Vigília Pascal é uma belissima celebração, na qual é feito um memorial de toda a história da salvação, desde a criação, até a ressurreição de Cristo, que é a garantia da nossa ressurreição, pois pelo batismo, fomos sepultados com Ele na sua morte para que assim como Cristo ressuscitou dos mortos, nós também possamos caminhar por uma vida nova e possuir desde já as primícias da vida eterna. Por isso, essa é na Igreja a noite batismal por excelência; é a noite em que os catecúmenos recebem os sacramentos e os fiéis renovam as suas promessas batismais.
Cada rito e gesto dessa celebração é muito significativo e merece ser bem celebrado e participado.

"Ó noite de alegria verdadeira que une de novo o Céu e a terra inteira".



A seguir posto algumas sugestões de cânticos para a Vigília Pascal.



Proclamação da Páscoa (Exultet)

Aclamação: Aleluia


Glória a Deus nas Alturas


Cifra

Ladainha de todos os Santos - I
Ladainha de todos os Santos II
Cifra

Rito da Aspersão: Banhados em Cristo

Rito da Aspersão: Eu vi, eu vi, vi foi água manar

Comunhão: Celebremos nossa Páscoa


Próximo Post: Músicas para o Tempo Pascal.


(OBS: As demais cifras e partituras poderão ser encontradas no site da Paulus)


Ronaldo Vicente


04/2010

6 comentários:

  1. Prezado Ronaldo,
    Parabenizo-lhe mais uma vez pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, desta vez postando as músicas litúrgicas para audição. Estou divulgando seu blog em todas as formações nas quais eu sou convidado.
    Uma sugestão para acrescentar ao seu blog seria você falar sobre os cantos nas missas e celebrações com crianças. No meu blog tem um artigo muito bom acerca disso: "Cantar com os mais novos". É um artigo extenso, mas vale a pena ser estudado, tendo em vista que o assunto ainda é meio complexo, principalmente em se tratando de unir catequese e liturgia.
    Há uma outra sugestão que está agora muito em prática: cantar refrãos orantes ou pequenos refrãos durante as celebrações. Nesse sentido, tive a felicidade de fazer parte da coordenação de um CD de refrãos orantes vocacionais com a Paulus, com músicas de autoria de Frei Telles Ramon e Frei Décio Pacheco, ambos jovens compositores que já fazem parte do time de compositores da CNBB, pelo excelente trabalho que vêm desenvolvendo no campo da música litúrgica. Veja, este CD é de cunho vocacional, que serve para animação das vocações sacerdotais, religiosas, também para animação, reflexão e contemplação da nossa vocação, enquanto leigos e leigas, pertencentes ao povo de Deus, povo sacerdotal, real e profético.
    Um outro CD de refrãos orantes é o de Ir. Miria T. Kolling, que você deve já ter conhecido: "Deus é bom!". Ambos já têm partituras disponíveis no site da Paulus.
    Ficam aí essas sugestões para a melhoria do seu trabalho.
    Parabéns, e que Deus continue animando sua caminhada rumo ao sacedócio ministerial.
    Grande abraço.
    Euri.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo, seu blog é uma bênção. Parabéns!! Deus o abençoe! Perseverança em sua caminhada!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A letra dos cantos do Hinário Litúrgico da CNBB até que dão pra levar em termo de letras. Porém, esses arranjos não tem nada haver, além de não serem bonitos não são lógicos... Mistura de órgão com ritmo de marcha... Ou é um ou é outro. Aliás, o momento até antes do Glória do Sábado de Aleluia no máximo só pode ser acompanhado levemente com um piano, orgão ou violão e eles vão e gravam com banda completa.

    ResponderExcluir