quinta-feira, 16 de julho de 2009

Salmos

Cantar o Salmo Responsorial da Missa não é uma missão fácil. Lembro-me das primeiras vezes que tive que realizar tal tarefa: tremi muito. Outras vezes esqueci a melodia e tive que improvisar na hora. Já cantei cada estrofe com uma melodia diferente. Mas isso é passado. Tudo serviu para o aprendizado. Hoje me sinto mais seguro e preparado para tal tarefa.
Em algumas comunidades o Salmo é na maioria da vezes deixado em segundo plano, contenta-se apenas com a sua simples recitação. Em outras acontece uma coisa mais triste ainda: o salmo é substituído por algum "canto de meditação". Ora, o salmo é parte integrante da liturgia da Palavra na Missa. Vejamos o que diz a Instrução Geral do Missal Romano:

“À primeira leitura segue-se o salmo responsorial, que é parte integrante da liturgia da Palavra, oferecendo uma grande importância litúrgica e pastoral, por favorecer a meditação da Palavra de Deus. (...)

De preferência, o salmo responsorial será cantado, ao menos no que se refere ao refrão do povo. Assim, o salmista ou cantor do salmo, do ambão ou outro lugar adequado, profere os versículos do salmo, enquanto toda a assembléia escuta sentada, geralmente participando pelo refrão, a ao ser que o salmo seja proferido de modo contínuo, isto é, sem refrão” (nº. 79-80).


Para salmodiar é preciso preparar-se. Não se pode relegar essa parte da Celebração à improvisação. Aconselho sempre aos salmistas que dominem bem algumas melodias, pois assim é possível cantar praticamente todos os salmos da liturgia, fazendo algumas adaptações se preciso.

O Canal de Música do site da Canção Nova coloca à disposição dos internautas melodias para os salmos dominicais da Celebração Eucarística. Você pode ouvir os arquivos em forma de podcast ou baixá-los para o seu computador.

Para acessar o material clique no link abaixo. Ao entrar no Canal escolha a opção SALMOS DOMINICAIS:

http://musica.cancaonova.com/



O site Cantemos também oferece as melodias do salmos da Celebração Eucarística organizados por ano (A, B e C) e por tempo litúrgico. Os arquivos estão em formato MID, por isso é preciso de um pouco mais de esforço para aprendê-los, pois tal formato não acompanha o canto. Você ouve a melodia e acompanha cantando com a sua voz. O site oferece ainda a partitura e as cifras dos arquivos disponíveis.

http://cantemos.com.br/



"Cantai ao Senhor Deus um canto novo com arte sustentai a louvação"

Ronaldo Vicente
07/2009

2 comentários:

  1. Sugiro o seguinte site:
    http://www.paroquiasaoroque.com.br
    Na guia Diversos - Cantos, temos cantos litúrgicos para temas diversos
    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é wenderson e gostaria que vcs divulgassem os salmos postados em meu Blog. visitem e se puderem divulgar no seu blog fico agradecido! http://wendersony.blogspot.com/

    ResponderExcluir