terça-feira, 6 de outubro de 2009

Glória Oficial da Liturgia

Como dissemos num post anterior: “O Glória é um hino antiqüíssimo e venerável, pelo qual a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus e ao Cordeiro. O texto desse hino não pode ser substituído por outro" (Instrução Geral do Missal Romano, 3ª ed. nº 53). Com o intuíto de ajudar os ministros de música a valorizarem o Glória, que tem um conteúdo teológico e oracional profundo, postamos aqui mais um vídeo com o exemplo de um hino de louvor próprio para a Liturgia da Missa:



Clique no link abaixo para obter a cifra:
Cifra - Glória Oficial da Liturgia

Ronaldo Vicente
09/2009

4 comentários:

  1. Olá Ronaldo!
    Gostei bastante do seu blog e, também do seu esforço em resguardar a missa de certas interferências externas que tanto a podem mutilar. No entanto, não é apenas a letra que pode "dizer" as 'coisas': Valores teológicos, filosóficos, etc, etc. A MÚSICA pode confirmar ou contradizer aquilo que está sendo dito - lembre-se, na música "cálice" de Chico Buarque, aquilo que está sendo dito é contrariado, aqui, não pela música, mas pela própria letra.
    No entanto, quando usamos como referência sonora a música comercial - que é a música popular do séc. XX, corremos o risco de emprestar às letras sagradas certos valores de mercado que contrariam certamente aquilo que está sendo dito. Eu pretendo no meu blog, explicar melhor estes conceitos, mas para terminar, vou citar um padre compositor português, padre Cartageno:

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu não achei exatamente a citação que queria fazer dele, mas em resumo, ele dizia: Se com palavras vãs não é possível exprimir sentimentos não-passageiros, igualmente com música vã não é possível exprimir verdades que não passam.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ronaldo.
    Agradeço poder ver alguns dos trabalhos que por aqui vais fazendo.
    Eu sou o Nuno, também seminarista (Portugal).
    É com muita admiração que vejo o interesse de afirmar o conteúdo central das celebrações litúrgicas.
    Estamos certos em tentar não deixar entrar as novas influencias do que pretendem fazer da musica hoje. A "música sacra" ou a musica do Divino tem precisamente esta marca de diferença que tem como finalidade não atrapalhar mas ajudar a elevar os nossos sentidos a um lugar muito mais distante do que o horizonte que nos apresenta à vista.
    Ela (a música) pode e deve ser a expressão clara da relação pessoal que temos com Deus.
    Por isso força..... coragem para o caminho a fim de podermos todos apresentar a beleza desta mesma arte.

    Grande abraço.
    Nuno

    nunojmcastro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ronaldo...

    Queria saber como posso encontrar somente a musica desse video...

    Seu blog é ótimo...Parabéns!!!

    Aguardo resposta...

    Obrigado

    (natty_natyzinha15@hotmail.com)

    ResponderExcluir